Molho verde | O Complemento Irresistível para Tornar seus Pratos Extraordinários

Molho verde | O Complemento Irresistível para Tornar seus Pratos Extraordinários

O molho verde é um molho típico da América Latina, usado tradicionalmente com muitas iguarias. Este delicioso molho é feito de salsa picada, cilantro, tomates, cebola verde e chili jalapeño.

Em diferentes partes do mundo, existem versões diferentes deste molho que incluem diferentes misturas de pimentas, temperos, alho, cebolinha e outros ingredientes específicos da região.

Normalmente, ele é servido frio, mas também é muito comum servi-lo quente. Devido à sua ligeira acidez e sabor azedinho, este molho é muito versátil e útil em diversas preparações culinárias.

Molho verde | O Complemento Irresistível para Tornar seus Pratos Extraordinários

Proporcionando graça e vitalidade aos alimentos. O molho verde é particularmente um dos mais requisitados na culinária mexicana, sendo então um dos principais ingredientes dos tacos, burritos, sopas.

Ou como acompanhamento para churrasco. Ao prepará-lo com tomates, o molho ganha um sabor mais adocicado, o que o torna mais apetitoso.

Se você está à procura de um toque a mais para incrementar o sabor de seus pratos, o molho verde pode ser a solução ideal. É um condimento adorado por seu sabor leve e seu aroma tão delicioso.

Que torna qualquer prato mais irresistível. Tente fazer o seu molho verde em casa, adicionando ou removendo ingredientes para que fique mais a seu gosto.

Ou tampe-o para guardar na geladeira e usá-lo por até uma semana. Com certeza, será um grande sucesso na sua próxima festa em casa.

Como fazer Molho verde | Ingredientes:

– 3 dentes de alho picados;

– 200gr de salsa;

-200ml de água;

-150gr de cebola picada;

-Suco de 2 limões;

– 1/4 de xícara de azeite;

-3 colheres (sopa) de farinha de trigo;

– 1/2 xícara (chá) de coentro picado;

– Sal a gosto;

Modo de Preparo:

1. Em uma panela, refogue o alho e a cebola com o azeite até ficar macio e translucido.

2. Adicione a farinha de trigo, mexendo até a mistura dissolver completamente.

3. Acrescente a salsa, a água, o suco de limão e o sal. Misture bem e deixe ferver por 10 minutos.

4. Desligue o fogo e adicione o coentro picado.

5. Sirva bem quente.

A tradicionalidade do molho verde

O molho verde é tradicional na culinária portuguesa, devido à sua presença nos bufetes dos antigos ranchos populares. A versão originalmente usada desta receita é baseada em maionese.

Com amendoins como um ingrediente base. O que dá a característica ao molho verde é o cheiro refrescante e o sabor especial de manjericão fresco.

O sabor verde típico é conseguido através de uma grande quantidade de folhas de manjericão. Estas são picadas para libertar seu sabor e são adicionadas à maionese juntamente com alho, azeite e sumo de limão.

Estas são as principais sementes que originam a maioria dos molhos verdes

Outros molhos derivados do conceito básico desta receita incluem o uso de outros temperos ou folhas como coentros, salsa e endro, todos eles adicionando uma diversidade de sabores para a composição.

Assim como muitos molhos baseados em maionese, o molho verde é tradicionalmente considerado um acompanhamento para o peixe.

Uma vez que é um molho leve que não obscurece totalmente os gostos e sabores deste alimento.

Hoje em dia, o molho verde é servido em muitos estabelecimentos, como petiscos, pratos principais e snacks. É usado como tempero para camarões, pastéis de arroz, bolinhos de bacalhau, açorda e frango.

É também frequentemente servido em tranquilos de vinho e isto mostra a sua versatilidade na cozinha. O molho verde tem uma longa história na culinária portuguesa, que remonta aos tempos antigos.

É por isso que é tão tradicional. Embora a receita tenha evoluído com o tempo, a base para este molho ainda é o mesmo, acima mencionado. Este molho é extremamente simples de preparar e pode ser servido com diversos pratos.

Considerações finais

O molho verde é um condimento delicioso e versátil, que pode ser usado em praticamente qualquer prato. Com a sua combinação de pimentas e ervas, oferece uma mistura saborosa que complementa os pratos tanto salgados quanto doces.

Como se trata de uma opção culinária ocidental, a versão de molho verde variará entre regiões e países, pois a receita pode incluir diferentes tipos de pimentas e ervas, e cada lugar possui o seu próprio estilo de preparo.

Devido a sua forte coloração verde, além de ser servido em pratos salgados, também é muito popular como decoração em doces. Além disso, proporciona versatilidade na hora de apimentar, principalmente pratos com aves, peixes e carnes.

Independentemente da versão que se escolher para preparar ou servir o molho verde, esta é uma opção saudável e muito saborosa para acompanhar pratos de todos os tipos.

Leia também | Curau de milho | Uma Receita Simples e Irresistível para Surpreender seu Paladar

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *